domingo, 3 de março de 2013

A gripe: como curá-la

por Rosana Santos Silva


Olá! Hoje venho falar-vos da minha companheira dos últimos dias, a gripe. E como um mal nunca vem só, acabei por ficar também com sinusite e otites em ambos os ouvidos. Mas vou apenas focar-me nas dicas para vencer a gripe, pois na sua prevenção não sou lá muito cuidadosa.
1- Paciência: a gripe cura-se sozinha, a única coisa que podemos fazer é tomar medicação para amenizar os sintomas.
2- Ingerir muitos líquidos, principalmente água.
3- Agasalha-te sempre e evita mudanças drásticas de temperatura.
4- Mantém uma alimentação saudável, mesmo que o apetite seja pouco, pois nestes dias é importante criarmos defesas para o nosso organismo.
5- Apesar de as bebidas quentes não curarem por si só, ajudam a aliviar os sintomas e a proporcionar uma sensação de alívio e bem-estar, por isso bebe chá de limão com mel pois para além de ser composto por água, tem alguma vitamina C e o mel ameniza dores de garganta e tosse.
6- Cobre-te com muitos cobertores durante a noite para que possas transpirar, no dia seguinte sentir-te-ás muito melhor.
7- Não exageres na quantidade de medicamentos, a sobredosagem pode levar à sua ineficácia.
8- Se estiveres com gripe por mais de três dias e com sintomas muito fortes, consulta um médico para que o teu problema possa ser avaliado e te receitar os medicamentos certos.

E como já sou experiente no que toca a sofrer de gripe, deixo uma receita de algo que faço sempre que tenho gripe e que me ajuda bastante na dor de garganta e tosse:  colocar numa caneca um ovo cru e duas colheres de mel, adicionar leite quente e beber. Podes adicionar uma colher de açúcar se preferires. Comigo resulta sempre.

As melhoras para quem estiver doente, espero que gostem do post.
Beijinhos

Sem comentários:

Enviar um comentário

A tua opinião é importante!